sexta-feira, 21 de setembro de 2012

És mui hermosa!

São Paulo, 21 de setembro, o tempo começa a mudar e rola aquele ventinho frio que foge do que deveria acontecer em tempos primaveris. 
Com esse tempinho, como não lembrar de julho lá no Chile e do monte de coisas legais que fiz?
Lembrei e pensei: vou falar dessas férias, gente! Afinal de contas, se a ideia é mostrar para os meus netinhos, tenho que deixar bem registrado aqui. Se bem que estou com o objetivo de ajudar a galé que anda lendo o blog. Sendo assim, vou compartilhar alguns lugares legais que conheci por lá. 

Viva el Chile, Viva!

Obra do Museo de Artes Visuales
El hermoso Chile, já conhecia e voltei agora com a Hsu, minha amiga da vida inteira e o Gabriel, meu melhor amigo de 12 anos e filho da Hsu. Lá encontramos a Carla, a amiga mais engraçada ponta firme gente boa parceira que pode existir, além do Badá que é o amor da vida dela (ainda contarei a história deles aqui) e o João, meu melhor amigo de 8 anos (de idade).
Porém, essa galera toda me deixou sozinha por alguns dias e eu me joguei na cidade. Andei até furar a sola da bota. Curti cada canto. Vivi cada momento.

Sei lá, Santiago é uma cidade que conquista. Pode ser a poesia que transborda ou quem sabe a arte estampada em todos os lugares. Tem ainda a educação dos chilenos, um primor. Mas pode ser também o jeito fácil de se conectar aos Barrios e viver diferentes experiências. Seja lá o que for, vá, viva, sinta e tire suas conclusões. Porque eu tirei as minhas e posso dizer isso aqui ó:

O negócio é andar, nada de alugar carro. Vá de metrô, pois ele te leva para todos os lugares e permite um conhecimento real de cada pedaço. E sim, visite os pontos turísticos porque valem a pena, mas faça de conta que é não é um turista...é bem mais legal.

O pontapé inicial pode acontecer na Estação Santa Lucia, de lá dá para começar um belo passeio. Logo que você sai do metrô, dá de cara com a BIBLIOTECA NACIONAL com sua escadaria que exibe os nomes de grandes poetas. É um lugar cheio de obras de Pablo Neruda, Gabriela Mistral, entre outros, mas o que impressiona é a arquitetura do prédio. U-AU!
Bem pertinho fica o CERRO SANTA LUCÍA que é um daqueles parques verticais. De lá, dá para experimentar uma vista linda e se a cidade estiver sem poluição, até rola ver a Cordilheira dos Andes.
Agora gente, o que impressiona mesmo mesmo são os os cachorros (perros). São grandes, fortes, lindos, educados e conclui que são as pombas de lá, simplesmente porque são tantos quanto as pombas aqui em SP. Eles reinam na cidade e são muito gente fina. E digo mais, não vi um cocô na rua.


Perrito rey em Santa Lucía.

Gueto de Santa Lucía, lugar do coração.
 

Descendo o CERRO, a coisa mais legal é andar pelo BARRIO LASTARRIA. Um bairro pequeno com cafés e restaurantes charmosos, além de abrigar o MUSEO DE ARTES VISUALES. Puro charme! Foi o lugar que mais amei.
Aos sábados as galerias de moda fervem, os museos ficam lotados e a chilenada culta compre e vende diversos livros na ruazinha central. Mais uma vez, puro charme.



Detalhes do charme nas ruas de Lastarria, eu disse NAS RUAS.


Wonderful Café.

O gato.
Caminhando de volta à Avenida em direção à ESTAÇÃO UNIVERSIDAD CATOLICA, dá para conhecer o CENTRO GABRIELA MISTRAL. Arquitetura linda!

Centro Cultural Gabriela Mistral
Depois vale caminhar pelo lindo PARQUE FLORESTAL, foi lá que Neruda e Matilda se conheceram....uma das grandes histórias de amor do local e de tirar o fôlego.
Andando até o final, encontra-se a PLAZA ITÁLIA com uma fonte lindaaaaaaa, daquelas de cair o queixo. Pahmmm.



Parque Florestal

The Ballerina Mi Project no Parque Florestal
Ao atravessar a rua, tem outro lugar que é uma coiiiiiisa, o BARRIO BELLAVISTA (Estação Baquedano). Explore cada rua, veja as casas, repare nos restaurantes e escolha o que mais gostar, vale a pena. Nesse bairro fica o CERRO SAN CRISTOBAN, que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago – o maior do mundo. Para subir ao topo, pegamos o funicular que faz uma parada na metade para quem quiser visitar o ZOO. A vista do topo é deslumbrante e o passeio é único.
Nesse bairro também fica a LA CHASCONA, a casa que Neruda morou em Santiago. Amei a La Chascona, primeiro porque significa DESCABELADA e me identifiquei, depois porque foi a casa que eles moraram e viajei criando uma novelinha lá dentro. Demais!


La Chascona

Barrio BellaVista

Barrio BellaVista

Amigo Cavalo na Galeria BellaVista
 

Ainda na linha vermelha, vale muito a pena descer na Estação Pedro de Valdivia e caminhar pela Av. Providência até Los Leones. Lojinhas, cafés, comercio, uma delicia.
Depois vale conhecer o novo Mall Costanera Center que fica na torre mais alta do mundo (em construção, mas o shopping está pronto e mto lindo). Na Paris que é uma loja de departamentos super forte, encontramos a TOP SHOP e as marcas mais legais da Europa e dos Estéitis. Quase tive um treco e a Hsu e a Carla também, aliás elas cansaram minha beleza nesse shopping, viu?! Hahahaha.


Instituto Cultural de Providencia

Top Shop e sei lá quem somos nós

As mina pira no Mall

Na linha verde do metrô desci na Estação Bellas Artes e andei muito por esse lindo BARRIO. As opções de restaurante são ótimas e super em conta. É lá que fica o MUSEO DE BELLAS ARTES e DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Me achei tão culta e inteligente nesse momento da viagem que quase compro um óculos fundo de garrafa para combinar com minha intelectualidade.


Barrio Bellas Artes

Barrio Bellas Artes

Museo de Bellas Artes
Ainda tem ÑUÑOA, gente. Lugarzinho afastado, mas que é uma graça. A praça que tem o mesmo nome do bairro fica cheia de artistas de rua à noite. É a praça do jazz, blues, da música.


Plaza Ñuñoa
O Gabriel estava doido para esquiar e já tínhamos a intenção de ir num esquema bate e volta.
Conhecemos o pessoal de uma agência bem legal e fechamos um pacote com transfer, equipamentos para snow ou esqui, aulas, refeição e entrada no parque. Tudo por 120 pilas. Degustamos muiiiiiiiiiiiito de EL COLORADO, dia lindo de céu azul. Pena que tinha pouca neve e nem quero pensar nisso porque já vejo os sinais do superaquecimento, mas deixemos isso para depois.
O importante é que curtimos a valer, fizemos snow porque eu falei pra Hsu: to fora de esqui, acho que todo mundo fica meio tonto andando de esqui. 


El Farellones

El Farellones

El Colorado

El Colorado

El Colorado

El Colorado

Outro lado lindo do Chile é sua COSTA LITORÂNEA e também rola o esquema bate e volta chuchu beleza!
Fomos até a Estação Universidad de Santiago e pegamos um dos buses q sai de 15 em 15 minutos rumo a VALPARAÍSO. A estrada é linda e cheia de vinícolas. O ônibus muito bem equipado, de 2 andares, com tv e até tomada pra dar uma carregadinha no best friend Iphone.
Em 1h30 chegamos em Valparaiso. Daí pegamos um colectivo (taxi) para subir o Cerro. Conhecemos a LA SEBASTIANA, a cada de Neruda na praia. E depois pegamos as vans que passam para o CERRO ALEGRE, porque é uma subida sem dó. Na descida, andamos pela Praça Cívica e pelo Porto. Depois pegamos o MERVAL que é uma linha de metrô que vai pela superfície. Os trens têm janelas enormes e a visão é toda da costa do Pacifico, lindo!
Descemos em VIÑA DEL MAR, pegamos um ônibus/van e chegamos na praia para molhar o dedito no Pacifico. Teve gente (e longe de mim citar nomes) que tomou um capote e shuá shuá nas águas geladas, hahahahaha sério tô rindo alto nesse momento só de lembrar, mas não posso falar mais do que isso.


Viña del Mar

Viña del Mar

Costa do Pacífico vista das janelas do Merval, o metrô.

Costa do Pacífico vista das janelas do Merval, o metrô.

Valparaíso

Valparaíso

Praça Cívica em Valparaíso

Porto em Valparíso
 

És hermoso el Chile ou não é?



Um comentário:

Cintia amada disse...

Como pode ter um olhar tão lindo , tão poético....tão gostoso de ler....